domingo, 27 de maio de 2012

O que é um vírus de computador ?

www.kelseysantos.com.br
Uma explicação sobre vírus de computador.

Bem necessariamente vou explicar o pouco que sei sobre um vírus de computador, onde observei que no meu site não tem nenhum artigo sobre a descrição de um vírus que é um tipo de malware e que afeta não somente os computadores mais todos os tipos de mídias ou disco graváveis, redes, etc. Afeta a sua vida também.
Um vírus de computador é um programa que se reproduz onde se pode anexar a outros programas, podendo criar copias entre si chamado de vírus companheiro. Onde pode danificar o seu sistema fazendo que ele se estrague por si próprio corrompendo dados, onde são utilizados recursos de memória ou espaço em disco.
www.kelseysantos.com.br
Existem milhares de vírus, e todos os dias são descoberto um tipo de vírus como um dia após o outro. É difícil chegar a uma explicação genérica de funcionamento dos vírus, uma vez que todos eles têm variações e maneiras diferentes de se infectar ou forma como eles se espalham. Vou mostrar algumas categorias que relevantes para descrever vários tipos de vírus.
Os vírus de arquivos (Vírus parasitas):
Vírus de arquivos são pedaços de códigos que se ligam a arquivos executáveis, arquivos de drivers, arquivos compactados e são ativados quando o programa hospedeiro é executado. Após a ativação, o vírus pode se espalhar, anexando-se a outros programas no sistema e também o exercício da atividade maléfica que foi programado. A maioria dos vírus de arquivos espalhados e carregados na memória do sistema e procura qualquer outro programa localizado na unidade. Se encontrar um, ele modifica o código do programa para que ele contenha um vírus que ativa na próxima vez que ele é executado. Ele continua fazendo isso mais e mais até que ela se espalha por todo o sistema e, possivelmente, a outros programas do sistema que pode ser compartilhado. Além de espalhar, esses vírus também carregam algum tipo de componente destrutivo que pode ser ativado imediatamente ou por um 'gatilho' particular. O gatilho pode ser uma data específica, ou o número de vezes que o vírus tenha sido replicado, ou qualquer outra forma trivial. Alguns exemplos de vírus de arquivo são Meve Randex e MrKlunky.
Vírus do Setor de Boot (Vírus de Boot):
É Um vírus que se aloja no setor de inicialização que afeta o setor de boot de um disco rígido, que é uma parte muito crítica. O setor de boot é o lugar onde todas as informações sobre a unidade é armazenado, juntamente com um programa que torna possível a inicialização do sistema operacional. Ao inserir o seu código no setor de boot, um vírus garante que ele carrega na memória durante cada sequência de inicialização.
Vírus Multipartite (Vírus Multiplicador):
São vírus múltiplos que é uma combinação de vírus de setor de boot e vírus de arquivo. Estes vírus entram pela mídia infetada e residem na memória. Sendo assim ao passar para o setor de boot do disco rígido. A partir daí, o vírus infecta os arquivos executáveis ​​no disco rígido e se espalha por todo o sistema. Não há muitos vírus multiplicadores na existência hoje, mas em seu auge, eles replicaram por alguns dos principais problemas devido à sua capacidade de ajustes de diferentes técnicas de infecções. Um vírus é significativamente famoso é o multipartite Ywinz.
Vírus de Macro:
Os vírus de macro são muito famosos por infectar arquivos que são criados utilizando, determinadas aplicações ou programas que contêm macros. Estes incluem documentos do Microsoft Office, como documentos do Word, planilhas do Excel, apresentações em PowerPoint, bases de dados Access, e outros arquivos de aplicativos similares, tais como Corel Draw, AmiPro, etc. Uma vez que os vírus de macro são escritos na linguagem da aplicação, e não no de o sistema operacional, eles são conhecidos por serem independentes de plataforma que pode se espalhar entre Windows, Mac, e qualquer outro sistema, desde que está executando a aplicação necessária. Com os recursos cada vez maiores de linguagens de macro em aplicações, bem como a possibilidade de infecções espalhando através de redes de informática, esses vírus são as principais ameaças.
O primeiro vírus de macro foi escrito para o Microsoft Word e foi descoberto em agosto de 1995. Hoje, existem milhares de vírus de macro existentes em alguns exemplos são Relax, Melissa.A e Bablas.
Os Vírus de Rede de informática:
Este tipo de vírus é capaz de se espalhar rapidamente através de uma Rede de Área Local (LAN) ou mesmo através da Internet. Normalmente, ele se propaga através de recursos compartilhados, como unidades e pastas compartilhadas. Uma vez que infecta um novo sistema, ele procura por possíveis alvos e vulnerabilidades que estão na rede conectados. Uma vez que uma nova vulnerabilidade do sistema é encontrada, o vírus infecta a rede de todos os outros sistemas, e assim, se espalha pela rede. Alguns dos vírus de rede mais conhecidos são Nimda e SQLSlammer.
Vírus de email:
É muito importante saber a existência desse vírus de e-mail que pode ser uma forma de um vírus de macro que se espalha para todos os contatos localizados no servidor ou lista de contatos pessoal e emails importantes que você tenha em casa. Se qualquer um dos destinatários de e-mail abrir o anexo do e-mail infectado, ele se espalha para os contatos do remetente ou destinatários que estão nas suas listas de endereços como neste artigo, e então começa a enviar para todos os contatos também. Estes vírus de email podem infectar hosts mesmo que o email infectado é visualizado em um cliente de email. Uma dos mais comuns e destrutivos vírus de email é o vírus ILOVEYOU.
Há muitas maneiras em que um vírus pode infectar ou permanecer dormente no seu PC. No entanto, se ativo ou inativo, é perigoso deixar um solto em seu sistema, e deve ser tratado imediatamente, pois muitas pessoas não usam antivírus e com esses cuidados e essas informações passadas podemos saber um pouco mais sobre eles e de maneira simples podemos evitar a propagação de todas essas pragas.

Importante

Não se esqueça do seu comentário ele é muito importante para todos. Não deixe a dúvida acabar com você isso é um vírus....

Faça o seu comentário

{fcomment}


Nenhum comentário:

Postar um comentário